O que é Twitter ?

O Twitter é uma rede social onde você pode enviar até 1000 tweets no período de 24 horas contendo textos, vídeos e fotos, desde que a soma deles seja 140 caracteres. Em 2010 cheguei a ficar bloqueado pelo fato de enviar 1000 Tweets em menos de 24 horas. Isso foi um teste que realizei para ver os limites do Twitter, e o que ele faria quando chegasse no limite exato. Uma coisa boa do Twitter é este limite de 140 caracteres, pois essa limitação é boa para quem evita ler esses textões sem sentido e na maioria das vezes são mimimis desesperados que as pessoas utilizam muito no Facebook ou WhatsApp. 

Home do Twitter em um tablet

 “Que fazer textão crie um blog no Blogger é grátis.”

Existem várias ferramentas para Twitter que serão detalhadas aqui no Blog Twittando Dicas ao logo dos próximos dias. Uma delas é o Tweepi, uma beleza para fazer uma limpeza completa em sua linha do tempo do Twitter  e serve também para você seguir mais pessoas interessantes. No momento estou sem usa-la, pois cheguei no limite de uso grátis devido a minha grande quantidade de seguidores ( 60.090 ), o Tweepi solicita que compre um plano para poder utilizar os seus serviços. Claro que merecem cobrar pelo serviço, mas no momento estou estudando o que farei, pois tenho outras contas no Twitter de outros blogs. Então prefiro ir utilizando a ferramenta no plano grátis em outras contas até chegar ao limite e depois escolher o perfil do Twitter com melhores resultados para então poder assinar o excelente serviço prestado pelo Tweepi.

Para analisar quais Tweets obtiveram melhores resultados significativos, o Twitter mantém o Analytics Twitter, um site com todas as suas estatísticas de uso da rede social. Já para trabalha com várias contas o Twitter disponibiliza gratuitamente o site e aplicativo TweetDeck, uma mão na roda para você que possui muitas contas na rede social, com ele você pode até agendar futuros Tweets.


O Twitter conta também com a bastante conhecida DM ( Mensagem Direta) que recentemente foi reformulada para que os usuários mandem uma DM para mais de um seguidor, mas é bom lembrar que o Twitter e também a maioria infinita dos Twitteros odeiam Spam, por isso é bom você maneirar naquela hora de ficar pedido via DM para as pessoas assistirem aquele  vídeo de seu gato de estimação imitando o Elvis Presley. Essa dica vale para todas as redes sociais e para ser usada também no email.

Com o passar do tempo o Twitter foi ganhando outra cara para não perder a concorrência com as outras redes sociais, mas sempre manteve os “Assuntos do Momento”, essa parte do Twitter é incrível, pois lhe permiti ver o que está bombando na rede mundial de computadores. Os “Assuntos do Momento” podem ser configurados por países ou pelas cidades facilitando ainda mais a sua busca. O sonho de todo Twittero é emplacar nos “Assuntos do Momento” a sua Hashtag, mas para isso você terá de ter uma certa relevância na rede social ou então ter a sorte de alguém famoso lhe dá um RT ( Ler-se “ReTweet” que é simplesmente copiar o que você enviou e mandar para outras pessoas com o devido crédito é claro).

No geral as pessoas usam o Twitter para zoar, trollar, fazer mimimi, xingar muito.... Nada escapa, muitas pessoas já chegaram a perder seus empregos por enviarem para a linha do tempo de seus seguidores, Tweets polêmicos, sim aqueles que mexem com a opinião publica e os quais os jornalistas vivem atrás para ter assunto para seus jornais, portais de notícias na web e na TV.  Uma dica para evitar problemas é bom pensar bem antes de enviar um Tweet principalmente sobre assuntos que estão na boca do povo.

Quando alguém no Twitter quiser entrar em uma discussão  com você por algum assunto bobo você tem todo do direito de dar o famoso block na pessoa, no Twitter não sou muito de bloquear as pessoas, mas no Facebook já devo está ultrapassando 1200 pessoas que de algum modo foram xaropes.

“Não alimente os Trolls da Internet.”

Antigamente, lá pelo ano de 2009 todas as Sextas-feiras era o dia de #FF ( Follow Friday), todos os seguidores mandando seus #FF com o simples objetivo de aumentar seus seguidores, com o passar do tempo não adianta muito mais a pratica do #FF, mas muitos amigos continuam fazendo  mesmo sabendo que não irão ganhar seguidores. A tal referência de seu perfil também serve como um  “Oi, tudo bem, estou aqui ainda te seguindo”, pois muitas pessoas lhe seguem e nunca trocam uma palavra, curtem ou gastam o dedo para dar um RT nos seus Tweets.

É bom não usar todo tipo de site para conseguir mais seguidores no Twitter, e se chegar a utilizar tenha muito cuidado pois o limite de seguidores que você poderá seguir em 24 horas são 2 mil pessoas, se você tentar forçar esse limite poderá ficar bloqueado e ter a sua conta suspensa ( Depois de ter sua conta suspensa, é uma chatice conseguir de volta, por isso tenha bastante calma na hora de seguir muitas pessoas, respeite os limites da rede social).

A redução do alcance dos Tweets hoje em dia também é evidente, pois existem muitas outras redes sociais, mas também não é uma redução de alcance matadora feita pelo Facebook com quem tem páginas, lá o bicho pega, quem faturava milhões de likes , hoje em dia tem de gastar muita grana (Homem Primata / Capitalismo Selvagem  / Ô!Ô!Ô! ....) para impulsionar as publicações de sua página para que seus próprios fãs vejam o conteúdo.

Por enquanto é só, nas quase 1000 palavras do artigo lhe mostrei um resumo sobre  “O que é Twitter ?”, na minha visão de  usuário que já enviou mais de 127 mil Tweets.  Se quiser saber mais  sobre a criação do Twitter com uma escrita mais formal que muitos alunos usam para copiar e colar em seus trabalhos escolares indico o site Wikipédia.

É para você:  O que é Twitter ? Deixe sua opinião nos comentários mais o seu perfil do Twitter. Fazer comentários em blogs também é uma excelente forma de conseguir novos seguidores no Twitter



Atualização do artigo em Novembro de 2017:

No começo do mês o Twitter começou a atualizar o seu serviço e agora todos seus usuários  podarão utilizar  280 caracteres em todos seus Tweets enviados. Uma boa pra quem curti escrever muito e não gostava muito do limite anterior de 140 caracteres.